Virada Sustentável 2024 já tem datas e inscrições abertas

Eventos
Compartilhar

Inscrições para a Virada Sustentável 2024 estão abertas e Curitiba estreia no festival, que ocorre entre outubro e dezembro.

Foto: Instalação Onda de Ba1 Produções Artísticas/ Crédito Eduardo Baum.

A Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do Brasil, já tem a participação das cidades de Manaus, São Paulo e Porto Alegre confirmadas, com a cidade de Curitiba na programação pela primeira vez. O evento, que ocorrerá de outubro a dezembro, é referência para a visibilidade e debates sobre sustentabilidade. 

Assim como nos anos anteriores, a Virada abre sua chamada pública nacional. Este ano, a partir do dia 2 de agosto até 60 dias antes do início do evento, é possível inscrever-se para participar. A chamada é aberta a artistas, coletivos, entidades, organizações e representantes do setor público e privado interessados em integrar a programação do festival. As propostas podem ser enviadas através do formulário disponível no site oficial da Virada Sustentável.

Em 2024, a Virada Sustentável adotará o conceito de “acupuntura urbana”, realizando intervenções visuais, musicais e cênicas em locais de grande circulação, como estações de metrô, ônibus, feiras livres e escolas, com o intuito de estimular a reflexão sobre sustentabilidade de maneira ível e inspiradora.

André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, destaca a importância de engajar um número crescente de pessoas em temas climáticos e ambientais. “Queremos levar mensagens sobre questões socioambientais de forma leve para que o público se sinta convidado a participar dessa conversa urgente para o futuro da humanidade”, afirma Palhano.

Além das inscrições financiadas, a chamada pública também aceita adesões de atividades não financiadas diretamente pelo festival. As propostas devem abordar temas como consumo consciente, energias renováveis, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, e inclusão social.

Com Porto Alegre ainda com data a definir, as outras cidades já têm programação.
Manaus: 29 de outubro a 3 de novembro
Curitiba: 14 e 17 de novembro
São Paulo: 28 a 1º de dezembro. 

A iniciativa se alinha com os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Esses ODS são integrados nas diversas atividades e ações do festival, que visa sensibilizar e engajar a população em questões relevantes para a sustentabilidade global.

Sobre a Virada Sustentável 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade e o maior festival do Brasil sobre o tema. Iniciado em 2011 em São Paulo, o festival já ou por cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus. A Virada Sustentável reúne organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos culturais, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades para apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre sustentabilidade, além de fortalecer redes de transformação e impacto social em cada cidade.


Compartilhar