Verme volta à vida depois de ficar 46 mil anos congelado e acende alerta

Compartilhar

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu reviver um par de vermes que estavam adormecidos há quase 46 mil anos. Isso chama atenção para vírus e vermes congelados nas geleiras e, com o aquecimento global, podem ir parar nos oceanos e afetar a saúde humana.

Imagem ilustrativa/ Foto: Adobe Stock

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu reviver um par de vermes que estavam adormecidos há quase 46 mil anos.  O resultado da pesquisa deixou em alerta cientistas, como vermes podem voltar a vida apenas sendo hidratados depois de milhares de anos.  Isso chama atenção para vírus e vermes congelados nas geleiras e com o aquecimento global podem ir parar nos oceanos e afetar a saúde humana.

Os vermes, que pertencem a uma espécie de nematoide até então desconhecida, foram mantidos em um estado conhecido como criptobiose — que lhes permite tolerar a falta de água e oxigênio, além de temperaturas extremas.

Encontrados há cinco anos na toca de roedores a cerca de 40 metros de profundidade no permafrost da Sibéria, os nematoides voltaram à vida simplesmente quando foram reidratados com água em laboratório, segundo os pesquisadores.

Não é a primeira vez que um nematoide foi revivido, mas nunca antes este período latente havia durado tanto tempo.

Segundo cientistas chineses e americanos, com a crise climática, que traz o derretimento dos gelos glaciais, há possibilidade de novos agentes patogênicos serem liberados, o que poderia trazer riscos para os seres humanos e podem ser fatais.

Os cientistas descobriram 28 grupos de vírus desconhecidos, que estavam congelados há 15 mil anos. A pesquisa recolheu amostras do gelo glacial mais antigo da Terra, que fica em Guliya, no noroeste do Tibete, na China.

Segundo o artigo publicado na revista científica ‘Biorxiv’, as geleiras abrigam diversos micro-organismos que trazem um arquivo genético importante para ser analisado. Entre estes materiais estão os vírus.

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu uma série de objetivos ambiciosos no ano de 2015 por meio de um “Pacto Global”, que envolve os seus 193 países membros.  o projeto da ONU contempla 17 ODS, ou seja, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O esforço em conjunto integra diversos setores dos países membros, como empresas, OSCs e a própria sociedade civil. Todos devem somar forças para atingir as mesmas metas que, no final das contas, impactam a vida de todas e todos.

O ODS 13 que é sobre tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, precisa ser colocado em prática urgente. Pois interfere diretamente na saúde e sobrevivência da humanidade.

 

Fonte: BBC News Brasil

 


Compartilhar