Ucrânia: crianças se abrigam no porão de um hospital infantil em Kiev

Compartilhar

Crianças que estão abrigadas no porão do hospital têm doenças que exigem internação ou estão sendo tratadas por ferimentos causados por bombardeios dentro e ao redor de Kiev

Imagem ilustrativa. Criança abrigada em porão na Ucrânia. Crédito da foto: Adobe Stock

No porão do Hospital Infantil Ohmatdyt, em Kiev, na Ucrânia, crianças e bebês encontram segurança e camas improvisadas com cobertores em um corredor de concreto.

Crianças mais velhas que estão muito debilitadas para ir para casa ou fugir da capital com suas famílias após a invasão da Ucrânia pela Rússia também estão se adaptando à vida sitiada, ficando longe de janelas e deitadas em corredores enquanto recebem tratamento intravenoso.

Funcionários, pacientes e suas famílias compartilham a sensação de choque dos ucranianos por serem pegos em um conflito que poucos poderiam ter previsto até alguns dias atrás. Como outros, seu foco imediato é a sobrevivência.

Entre as mães do hospital está Maryna, cujo filho de nove anos sofre de um câncer no sangue que requer tratamento regular.

“São pacientes que não podem receber tratamento médico em casa, não podem sobreviver sem medicação, sem tratamento médico e sem profissionais de saúde”, disse o cirurgião-chefe Volodymyr Zhovnir a repórteres na segunda-feira (28/02).

Em uma ala cirúrgica, médicos e enfermeiros operaram um menino de 13 anos trazido por uma ambulância depois de ser ferido nos confrontos armados.

Até agora, quatro crianças foram tratadas por estilhaços e ferimentos de bala – vítimas de bombardeios dentro e ao redor de Kiev e conflitos entre as forças russas e ucranianas. Uma delas permanece em estado grave.

Fonte: CNN Brasil