Terceiro setor realiza campanhas para participação dos jovens nas eleições
Por meio de campanhas e vídeos, organizações como a Agenda 227 e a Ashoka Brasil tem incentivado a participação dos jovens nas eleições.

Por Redação
Neste ano houve um aumento notável no número de eleitores com idades entre 16 e 17 anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse crescimento de 14,22% reflete uma mudança positiva, mostrando um renovado interesse e engajamento da juventude brasileira nas questões políticas e sociais do país. Ao mesmo tempo, o o dos jovens à obtenção de seus títulos de eleitor tem sido um desafio devido à necessidade de coleta de biometria, reinstaurando a exigência de procedimentos presenciais.
O compromisso do terceiro setor com o jovem eleitorado reflete um esforço coletivo para garantir que os jovens tenham o e participação significativa no processo democrático. Organizações da sociedade civil estão dedicando recursos e energia para promover a conscientização sobre a importância do voto entre os jovens.

Um exemplo concreto desse compromisso do terceiro setor é a Agenda 227, uma rede de organizações da sociedade civil que colocou os direitos das crianças e adolescentes no centro das discussões públicas. A Agenda 227 está intensificando campanhas nas redes sociais alinhadas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estimular os jovens a participar do processo eleitoral. A mobilização dessa rede visa ampliar a conscientização sobre a importância do voto desde cedo, promovendo a inclusão política e fortalecendo a voz dos jovens nas decisões que moldam o futuro do país.
Com a aproximação das eleições municipais de 2024, a Agenda 227 está planejando uma ampla ação de incidência para colocar a infância e adolescência como pauta prioritária nas propostas dos candidatos. O movimento busca expandir suas fileiras, convidando organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e conselhos de políticas públicas a se unirem à causa.
Alinhada à Agenda 227, a organização Ashoka Brasil atualizou a iniciativa “PRIMEIRO VOTO: A Hora e a Vez do Protagonismo Juvenil“, que por meio de informações a respeito da democracia e voto, a organização busca despertar o interesse de jovens pela participação cidadã, incentivar desde a emissão do título de eleitor, até mesmo realizar debates na escola e engajar a juventude nos espaços de decisão. O percurso está disponível online por meio deste link.
Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular o ODS 16, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, garantindo o o à justiça e construindo instituições eficazes.