Ter cão ou gato em casa reduz o risco de asma em crianças
Um estudo divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics revelou que ficar exposto a um cachorro no primeiro ano de vida está ligado a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a essa conclusão.
Animais são um dos fatores mais comuns de alergia. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK. Mas as descobertas desse último estudo sugerem que o contato com os animais na infância pode ser benéfica.
A pesquisa apontou que crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos chance de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contato. Outro dado interessante revelado, foi que crianças que vivem em fazenda em contato com muitos animais, tem mais proteção, diminuindo o risco de asma em 50%.
“Nossos resultados confirmaram o ‘efeito da fazenda’ e também vimos que crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma que crianças sem cachorros”, disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia.
Mas Fall faz um alerta “Se você tem uma criança que já é alérgica, você não deve arranjar um cachorro para tentar curar seu filho. Isso não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia” finaliza Fall.
O estudo ajuda a acalmar futuros pais “Essas informações são importantes para pais que estão esperando um bebê ou planejam ter um. Eles não precisam se preocupar em ter um cão, se quiserem” tranquiliza a cientista.
Quem esta pensando agora em ter um cachorro ou gato em casa escolha a opção adotar. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) , somente no Brasil existem 30 milhões de animais abandonados. Sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.
23/03/2017 @ 15:12
[…] Ter um cão ou gato em casa só traz benefícios: além de auxiliar no combate à depressão, ajuda a combater alergias e asma em crianças. […]