Suicídio e luto

Compartilhar

O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Além disso, por ano, 11 mil brasileiros tiram a própria vida, segundo dados do Ministério da Saúde. O problema atinge principalmente os homens (79% dos casos), cuja taxa de ocorrência nesse tipo de mortes é de 8,7 por 100 mil habitantes. Já entre mulheres é de 2,4 por 100 mil habitantes.

No Olhar da Cidadania do dia 16 de maio, falamos sobre suicídio e luto. A entrevistada foi Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga, gestalt-terapeuta e pós-doutora pelo programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade São Paulo (USP).

Entre os assuntos abordados estão o suicídio como um ato de comunicação, a preparação dos profissionais de saúde para lidarem com esses casos, o sentimento de culpa, o que leva ao suicídio, características dos atos suicidas, as formas de prevenção e como a mídia aborda o suicídio.

O programa também contou com a participação do nosso colunista Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o prédio que desabou após o incêndio no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, na madrugada do dia 1º de maio, e o dever do governo na questão do déficit de moradia no Brasil.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
Site com transmissão do programa: http://jornal.usp.br/RADIO