Somente 45% dos bebês de até 6 meses recebem leite materno exclusivo
O Agosto Dourado completa 30 anos de incentivo à alimentação exclusiva através do leite materno na primeira infância

Por Ana Clara Godoi
O leite materno é essencial na primeira infância, visto que fornece a nutrição necessária para o desenvolvimento das crianças. No entanto, apenas 45,7% das crianças recebem amamentação exclusiva até os seis meses de idade no Brasil, segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) de 2019.
Especialistas acreditam que muitas mães optam por alimentar seus bebês com fórmula por não terem aprendido sobre amamentação após o parto. Para promover o aleitamento materno na primeira infância, o governo federal lançou a Campanha Nacional de Amamentação de 2022, no dia 1° de agosto. A campanha busca fortalecer o auxílio paras mães e a propagação de informações sobre a prática.
“A alimentação é função vital e não existem dúvidas que o leite materno é o alimento mais completo para garantir a saúde global do bebê. O ato de amamentar favorece a criação do vínculo entre a mãe e o bebê enquanto fornece os nutrientes capazes de garantir o seu crescimento e desenvolvimento”, explica a Dra. Denise Madureira, coordenadora de fonoaudiologia do Sabará Hospital Infantil.
Além de fortalecer o sistema imunológico da criança, o consumo do leite materno diminui as chances do desenvolvimento de obesidade, diabetes, colesterol alto, problemas respiratórios e hipertensão. Já entre os benefícios maternos, destaca-se a diminuição do risco de câncer da mama.
Segundo a OMS e o Unicef, aproximadamente 6 milhões de vidas são salvas a cada ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses de idade.
AGOSTO DOURADO COMPLETA 30 ANOS
Com objetivo de incentivar não somente o aleitamento materno, mas também políticas públicas para o desenvolvimento saudável das crianças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), criou o Agosto Dourado.
A data promove a mobilização das organizações da sociedade civil que atuam na área e cobra das autoridades investimento em políticas públicas para a primeira infância, envolvendo áreas como assistência social, educação, cultura e direitos humanos.
Segundo a Dra. Denise Madureira, o acompanhamento com o pediatra durante o primeiro ano de vida é uma das práticas que deve ser incentivada e democratizada.
“É durante essas consultas que a família terá todo o acolhimento e apoio necessários para acompanhar os marcos de crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, bem como a introdução da alimentação complementar, o acompanhamento das vacinas e a prevenção de doenças próprias da faixa etária”.
DIA DA GESTANTE
O Agosto Dourado também é considerado percursor do Dia da Gestante, comemorado no dia 15 de agosto. A data destaca os cuidados que devem ser tomados no primeiro trimestre, a importância do acompanhamento médico através do pré-natal, e práticas essenciais para uma gestação saudável.
O Sabará Hospital Infantil conta com um Programa de Terapia Fetal e Neonatal. Ele atende gestantes que esperam bebes com doenças genéticas e malformações, através de procedimentos diagnósticos com médicos especialistas, tratamento neonatal imediato após o parto e até mesmo cirurgia intra-útero se necessário.