Sintomas de TDAH são mais acentuados na volta às aulas, alerta especialista
Empresas do Bem“O retorno à escola representa um período crítico para crianças com TDAH, exigindo atenção especial para garantir uma adaptação saudável e produtiva”, disse Cataldo em nota da Cellera Farma

O número de casos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) varia entre 5% e 8% da população, ao nível global, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Essa condição está relacionada ao desenvolvimento neurológico, associada a sintomas como hiperatividade, impulsividade e desatenção. Entre as crianças e adolescentes, os sintomas de TDAH podem ser mais acentuados no período de volta às aulas, afirma Marcos Cataldo, Gerente Médico da Cellera Farma.
“O retorno à escola representa um período crítico para crianças com TDAH, exigindo atenção especial para garantir uma adaptação saudável e produtiva”, disse Cataldo em nota da Cellera Farma à imprensa.
Um levantamento das Secretarias de Atenção Especializada à Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, estima que o transtorno afeta de 3% a 8% das crianças e adolescentes. Pensando no potencial do TDAH em prejudicar o desempenho escolar dos estudantes, a Cellera Farma divulgou uma série de dicas para facilitar a readaptação desses jovens ao ambiente escolar após o término das férias.
A seguir, veja quais são as estratégias apresentadas pela farmacêutica, que atua desde 2017 no setor:
- Estabeleça uma rotina consistente: defina horários fixos para estudar, brincar e descansar;
- Organize os materiais escolares: utilize listas de verificação e etiquetas para facilitar a organização e incentive o uso de agendas ou planners para acompanhar tarefas e compromissos;
- Crie um ambiente tranquilo para estudos: escolha um local livre de distrações para a realização das atividades escolares;
- Reforce conquistas: elogie os esforços e comemore até as pequenas vitórias para motivar a criança;
- Mantenha comunicação com a escola: dialogue regularmente com professores e a equipe escolar para monitorar o progresso e ajustar estratégias quando necessário.
A Cellera Farma também destaca que o acompanhamento de profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras, é fundamental para as crianças e adolescentes com TDAH. Nesse sentido, a farmacêutica aponta a psicoterapia como exemplo de tratamento capaz de ensinar habilidades específicas que auxiliam estudantes com o transtorno na adaptação escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais.
Em seu site, a Cellera Farma possui uma série de materiais focados no apoio das famílias que lidam com o diagnóstico de TDAH, fornecendo orientações práticas para os responsáveis. Entre eles, está a cartilha “Orientações para a família após o diagnóstico de TDAH”, que pode ser ada no site da farmacêutica.