Série no Youtube mostra mulheres que desafiaram a história
Entre os nomes que fazem parte da série estão Ada Lovelace, Ida B. Wells e Murasaki Shikibu
Por: Isabela Alves
Após estudar sobre o feminismo e as representações das mulheres na mídia, Anita Sarkeesian decidiu criar um canal no Youtube chamado Feminist Frequency, em 2009. Na época, ela tinha 25 anos e era estudante da Cal State University, Northridge, nos Estados Unidos.
Seus estudos eram focados na relação entre a cultura pop e o feminismo. Com o tempo, ela começou a produzir vídeos para o canal sobre a hipersexualização das mulheres nos videogames, a pouca representatividade feminina nos filmes que costumam ser indicados ao Oscar e os estereótipos femininos mais utilizados na ficção.
Um de seus projetos no Youtube é a série ‘Ordinary Women Daring to Defy History’ (Mulheres Ordinárias que Ousaram Desafiar a História, em tradução livre). A série de vídeos visa resgatar a história de muitas mulheres que tiveram seus nomes apagados da história.
Sarkeesian acredita que, mesmo que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar delas, existem muitas rebeldes, mulheres geniais na área de tecnologia e até piratas, que transgrediram os papéis que foram designados a elas e merecem iração por isso. A série conta as histórias de Ada Lovelace, Ching Shih, Ida B. Wells, Murasaki Shikibu e Emma Goldman.
Veja o primeiro vídeo da série abaixo:
Para assistir à série completa (em inglês), clique aqui.
Fonte: Revista Galileu