Seminário discutirá recuperação do aprendizado perdido na pandemia

Compartilhar

O seminário Melhoria da Educação irá discutir a recuperação do aprendizado perdido em escolas públicas devido à pandemia. Serão debatidos caminhos e soluções que priorizem a equidade no o à educação. O evento será no dia 16 de março

Foto: Freepik

Por Laura Patta

O Seminário Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, discutirá a recuperação do aprendizado perdido em escolas públicas devido à pandemia. O evento será transmitido ao vivo no dia 16 de março, às 16h, no canal do Youtube da instituição.

De acordo com o Censo Escolar 2021,  as escolas públicas do Brasil ficaram 287 dias fechadas, desde o início da pandemia, em março de 2020, o que impactou o processo de aprendizado em todas as etapas da educação.

Para discutir o tema, foram convidados para o seminário o ex-presidente do Inep Chico Soares; a diretora da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez; e a secretária de educação de Santa Bárbara D’Oeste (SP), Tânia Mara da Silva. A iniciativa faz parte do programa Melhoria da Educação.

A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, mediará o seminário. Ela acredita que é necessário ter um olhar sistêmico para  para a questão da desigualdade na educação, problema que foi aprofundado pelo cenário imposto pela pandemia.

Entre os assuntos que serão abordados no evento estão ações para combater as desigualdades na educação. Chico Soares, professor-emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que é necessário levar em conta o nível de aprendizado e a desigualdade para entender como funciona a educação.

A conversa também abordará os possíveis caminhos e soluções para a gestão da educação municipal na pandemia, buscando a recuperação das aprendizagens de forma equitativa. Serão discutidos pontos como avaliação diagnóstica, flexibilização curricular, reorganização das atividades pedagógicas e acompanhamento das aprendizagens.

O seminário tem como público-alvo dirigentes, gestores, assessores de secretarias municipais de educação e iniciativas de colaboração intermunicipal, e conta com o apoio da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).


Compartilhar