São Paulo sedia primeira conferência sobre migração e refúgio

Compartilhar

ProgramacaoCOMIGRAR_2705

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – Comigrar, uma iniciativa para abordar a questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória. Seu objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos, representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio, para uma reflexão coletiva e elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.

A 1ª Comigrar é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros-DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações-OIM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD.

O processo de implementação da 1ª Comigrar prevê a realização de eventos participativos de mobilização dos atores locais que trabalham e convivem com diferentes contextos da temática migratória. Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não governamentais, além do engajamento de migrantes, refugiados, e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas relacionados com migrações e refúgio.

Esse processo participativo, através de conferências presenciais, virtuais e livres, com início em 2013, contará com uma metodologia própria e culminará na Etapa Nacional da Comigrar, a ser realizada em São Paulo, em 2014. A condução técnica de todo o processo está a cargo da Coordenação Executiva da 1ª Comigrar.

Serviço

1ª Conferência Regional sobre Migrações e Refúgio – Comigrar
Quando: de 30 de maio a 1º de junho
Onde: Casa de Portugal – Av. da Liberdade, 602 – Centro (próx. à estação Liberdade do Metrô)
Entrada franca