Saiba como ajudar as vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas
A tragédia, que ocorreu no dia 25 de janeiro, já tem 60 mortes confirmadas e 292 pessoas desaparecidas
Por: Isabela Alves
A plataforma de voluntariado Transforma Brasil, em parceria com a ONG mineira E-Missão, está cadastrando voluntários que querem ajudar as vítimas do rompimento de uma barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). A ação procura por psicólogos, médicos, assistentes sociais e pessoas para ajudar na limpeza e separar os donativos.
A tragédia, que ocorreu no dia 25 de janeiro, já tem 60 mortes confirmadas e 292 pessoas desaparecidas, segundo último balanço divulgado às 10h30 de segunda-feira (28).
Mais de 4 mil voluntários já se inscreveram. No primeiro momento, eles estão ajudando no atendimento médico e psicológico às vítimas resgatadas, dando e aos parentes dos desaparecidos, e auxiliando as pessoas que tiveram as casas atingidas pela lama.
Também foi criada uma campanha de arrecadação de recursos. Através do site Cidade do Bem, é possível fazer doações a partir de R$ 10. O dinheiro será usado para a compra de remédios, água, material de limpeza, reabilitação das comunidades atingidas, redução de danos ambientais e ações sociais na cidade.
A empresa Vale divulgou uma nota afirmando que também está cadastrando voluntários. Os interessados podem ligar nos números 0800 285 7000 (Alô Ferrovia – prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale). Por esses mesmos números, a empresa recebe os dados de sobreviventes encontrados, reporte de desaparecidos, solicitação de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.) e reparação.