Revista “Lobas em Ação” é lançada para combater a desinformação sobre saúde sexual de trabalhadoras sexuais
Eventos
Revista “Lobas em Ação” é lançada para combater a desinformação sobre saúde sexual de trabalhadoras sexuais.
Dia 19 de fevereiro, coletivo Clã das Lobas realiza evento para distribuir publicação, que conta com informações atualizadas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), modos de prevenção e transmissão.
Belo Horizonte, 13 de fevereiro de 2025 – O grupo Clã das Lobas, formado por trabalhadoras sexuais cis e trans que atuam na defesa de direitos, no combate ao estigma e na promoção da autonomia e segurança das mulheres profissionais do sexo, lança no dia 19 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 16h, no Hotel Magnífico (Rua Guaicurus, 601), a Revista “Lobas em Ação”.
A publicação foi viabilizada a partir do edital Periferia Sem Fake, do Observatório Participativo da Desinformação, da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, que ofereceu recursos financeiros e apoio técnico a iniciativas de combate às notícias falsas.
A revista é voltada para as trabalhadoras sexuais e conta com informações seguras e atualizadas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e seus modos de prevenção e transmissão.
De acordo com Fátima Muniz (Jade), presidenta do coletivo, após três meses de pesquisa e organização, o grupo conseguiu produzir a publicação como resposta à crescente desinformação sobre saúde, especialmente a saúde sexual, que coloca em risco a vida e o bem-estar das trabalhadoras do sexo. “O Clã das Lobas busca oferecer informações confiáveis e relevantes, construídas a partir da experiência e da realidade das trabalhadoras sexuais, para que elas possam tomar decisões informadas sobre sua saúde e segurança”, ressalta.
Além do evento de lançamento no dia 19 de fevereiro, o Clã das Lobas, promove, nos dias 21, 26 e 28 de fevereiro, sempre às 16h, em hotéis no Centro de Belo Horizonte, encontros com rodas de conversa mediadas por membros do grupo e distribuição gratuita do material.
Serviço:
Lançamento Revista Lobas em Ação
Programação:
Dia 19, quarta-feira, às 16h, no Hotel Magnífico (Rua Guaicurus, 601)
Dia 21, sexta-feira, às 16h, no Hotel Novo América (R. São Paulo, 161)
Dia 26, quarta-feira, às 16h, no Hotel Stylus (Rua São Paulo, 190)
Dia 28, sexta-feira, às 16h, no Hotel Monalisa Trans (Av. Paraná, 39)
Sobre o Observatório Participativo da Desinformação
O Observatório Participativo da Desinformação tem como objetivo investigar, fomentar e inventar modos coletivos, colaborativos e criativos de combater a desinformação e promover a cidadania em territórios periféricos. A iniciativa da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs conta com patrocínio da Open Society Foundations e apoio do Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça, da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.
Sobre o Clã das Lobas:
O Coletivo Clã das Lobas (@cladaslobasong) é um movimento formado por trabalhadoras sexuais cis e trans que atuam na defesa de direitos, no combate ao estigma e na promoção da autonomia e segurança das mulheres profissionais do sexo. Fundado por Fátima Muniz (Jade), o coletivo tem como base a região da Guaicurus, em Belo Horizonte, um território historicamente ligado ao trabalho sexual e marcado por desafios sociais e políticos.
Sobre a AIC
Fortalecer, articular e promover ações coletivas de construção da cidadania é o horizonte que norteia o trabalho da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma 31 anos de atuação em variados projetos e programas, realizados junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de prêmios nacionais e internacionais.