ReUrbi e Recode preparam jovens para o mercado de trabalho

Compartilhar

Parceria entre empresas emprega 84% dos alunos do programa de capacitação destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social

ReUrbi e Recode
Foto: Recode | Divulgação

Por Julia Bonin e Ana Clara Godoi

No primeiro trimestre de 2022, jovens brasileiros de 14 a 17 anos eram 36,4% dos desempregados do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice era de 22,8%. Pensando em reverter esse cenário, a ReUrbi Socioambiental e a RECODE, organização do terceiro setor que promove a inclusão e o empoderamento digital de pessoas em vulnerabilidade social, se uniram para levar tecnologia, capacitação e empregabilidade aos jovens.

Fundada em 1995, a RECODE coleciona parcerias com instituições, comunidades, empresas, escolas e bibliotecas em todo o território brasileiro e em mais de 11 países. Uma das principais iniciativas da organização é o RECODE PRO programa que forma e emprega pessoas de 18 a 39 anos em situação de vulnerabilidade, com a formação gratuita em programação de TI com foco em empregabilidade oferecendo cursos técnicos na área de TI, promovendo a diversidade em projetos que desenvolvem competências técnicas e socioemocionais, formando programadores empoderados com capacidade de comunicação e vontade de transformar sua comunidade.

Há nove anos a RECODE mantém uma parceria com a ReUrbi, empresa B certificada que atua com a logística reversa, oferecendo o descarte correto de equipamentos de TI e Telecomunicações para promover impacto ambiental positivo e inclusão sociodigital. A parceria entre as entidades promove um modelo de negócio que transforma o impacto ambiental em recursos para ações sociais, gerando empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade. Ao longo desse tempo, a ReUrbi já doou em comodato 808 equipamentos de TI Remakker para a organização, impactando mais de 135 mil pessoas. Entre os alunos formados nos últimos três ciclos do programa RECODE PRO atingiu o índice de 83% em empregabilidade com salários médios de R$3.960.

“Além de colaborar com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, diversas pessoas que não teriam condições de comprar um computador agora podem estudar, trabalhar e sonhar com um futuro melhor”, afirma Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode.

Feira de Talentos 2022

Após a formação de 612 jovens no RECODE PRO, a instituição realizou uma Feira de Talentos, que procura conectar os alunos às oportunidades do mercado. Com a ajuda de parceiros, além de aumentar a empregabilidade dos jovens e transformar suas vidas, a iniciativa contribuiu para a política de diversidade das empresas.

“Na Feira de Talentos 2022, pudemos conectar os formandos com grandes empresas interessadas nesse perfil profissional. Temos ótimos resultados de empregabilidade dos nossos alunos, mas ainda contamos com pessoas disponíveis para contratação. As empresas que tiverem interesse nesses perfis, agradecemos muito a parceria”, disse Baggio.


Compartilhar