Projeto “Retratos da Cultura” faz com que estudantes reflitam sobre meio ambiente e identidade cultural

ONGs em Ação
Compartilhar

Iniciativa acontece entre os dias 5 e 21 de maio, em Mauá (SP), com oficinas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Projeto “Retratos da Cultura” faz com que estudantes reflitam sobre meio ambiente e identidade culturalCom o patrocínio da empresa Cabot Corporation e apoio solene da ONG ImageMagica e Semente Produções, alunos da escola E.E. Profº Manoel Cação participam do projeto ‘Retratos da Cultura’, que acontece entre os dias 05 e 21 de maio, em Mauá (SP).
Imagem: Freepik

Com o patrocínio da empresa Cabot Corporation e apoio solene da ONG ImageMagica e Semente Produções, alunos da escola E.E. Profº Manoel Cação participam do projeto Retratos da Cultura”, que acontece entre os dias 5 e 21 de maio, em Mauá (SP).

Com o objetivo de proporcionar reflexões sobre nossa cultura e relação com o meio ambiente, os alunos da escola participam de oficinas com propostas voltadas ao desenvolvimento do olhar, com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os participantes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados.

Durante as atividades, também são realizadas plantações de hortas na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. As hortas comunitárias em escolas são uma ferramenta poderosa de educação ambiental, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente desde a infância.

A interação com a terra fortalece a conexão dos estudantes com a natureza, tornando-os agentes ativos na construção de comunidades mais sustentáveis. Essa abordagem se alinha aos ODS, especialmente ao ODS 4 (Educação de Qualidade) e ao ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis), reforçando a importância de incorporar práticas ambientais ao cotidiano escolar.

Estudo publicado no ResearchGate mostra que iniciativas desse tipo aumentam o engajamento dos alunos com práticas ecológicas, estimulam a alimentação saudável e incentivam a responsabilidade socioambiental. Além disso, contribuem para a redução do desperdício de alimentos e ensinam sobre ciclos naturais, compostagem e uso responsável dos recursos.

Produção cultural

Os estudantes são estimulados a realizarem um produto cultural, proporcionando inclusão e empatia entre cada um. Desta forma, eles realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido em educação ambiental. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.

Conexão com a comunidade

Todas as fotografias tiradas virarão uma linda exposição na instituição, aberta ao público e a todos os alunos que queiram ver, assim conectando e abrangendo ainda mais o propósito do projeto. Para abrir a exposição, haverá uma pequena palestra sobre as histórias das imagens feitas e o aprendizado que os participantes tiveram.


Compartilhar