Relatório mapeia iniciativas promotoras da cultura de doação no Brasil
Cultura de DoaçãoO Movimento por uma Cultura de Doação lançou, no dia 5 de dezembro, um documento que mapeou iniciativas focadas em promover a cultura de doação com base nas suas diretrizes. Ao todo, foram identificadas 272 ações.

No dia 5 de dezembro, o Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) realizou o evento de lançamento do Relatório do mapeamento de iniciativas promotoras da cultura de doação. Esse documento consolida dados e análises a partir de um mapeamento realizado em 2023, junto às mais de 400 iniciativas que compõem uma rede de articulação organizada voluntariamente.
Durante o lançamento do relatório, foram apresentadas uma série de iniciativas focadas em promover a cultura de doação no país com base nas diretrizes do MCD. Além disso, o evento explicou o plano estratégico de ações do MCD e apresentou os resultados mais relevantes do mapeamento.
A elaboração desse documento começou em 2022, consolidando hoje os principais achados e análises a partir do mapeamento realizado em 2023. Com os resultados coletados, a pesquisa pode gerar uma visão detalhada sobre o contexto das iniciativas realizadas em prol da cultura de doação.
Nesse sentido, os resultados alcançados possibilitaram uma melhor compreensão sobre o número de iniciativas de cada organização, o orçamento anual médio envolvido nesses projetos e os tipos de atividades realizadas. Através dessas informações, é possível compreender o nível de aderência às diretrizes do MCD, buscando pontos de melhoria e oportunidades.
O levantamento abordou 203 organizações e cerca de 53% delas iniciaram o processo de preenchimento do questionário. Entre elas, 92% responderam de forma satisfatória. A partir dos dados avaliados, foi possível mapear 272 iniciativas e perceber que apenas 4 organizações participantes não possuem ações para promover a cultura de doação.
O relatório completo está disponível no site oficial do Movimento por uma Cultura de Doação.
Sobre o Movimento por uma Cultura de Doação
O Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) foi criado em 2013 para inspirar e mobilizar pessoas e organizações a enraizar a doação como parte da cultura brasileira. Com uma articulação ampla e voluntária, formada por pessoas físicas e jurídicas, o MCD atua de forma horizontal e democrática, promovendo a colaboração e o fortalecimento das organizações da sociedade civil para a transformação social e ambiental. Iniciativas como o Dia de Doar e o Fundo BIS são exemplos do impacto positivo do Movimento na promoção da doação no Brasil.