Relações de Gênero

Compartilhar

Muitas vezes, o termo gênero é erroneamente utilizado em referência ao sexo biológico. É sempre importante enfatizar que o gênero diz respeito aos aspectos sociais atribuídos ao sexo e está vinculado a construções sociais, não a características naturais.

Essas construções sociais acabam levando a uma série de desigualdades. De acordo com a pesquisa ‘Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça’, do Ipea, mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana, devido à dupla jornada, de tarefas domésticas e trabalho remunerado.

Para falar sobre relações de gênero, no Olhar da Cidadania do dia 29 de maio, recebemos Tainã Góis, graduada em Direito e mestranda em Direito Coletivo do Trabalho e Relações de Gênero pela Faculdade de Direito da USP e cofundadora da Rede Feminista de Juristas deFEMde, e a também advogada Claudia Luna, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e coordenadora executiva da ONG Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres.

Entre os assuntos abordados estão: a diferença entre sexo e gênero, masculinidade, feminilidade, construções sociais de gênero, feminismo e sua história, misoginia, divisão das tarefas entre homens e mulheres no cotidiano, preconceito de gênero e assédio contra a mulher.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre a recente rebelião de presos em Manaus; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre violência doméstica e como a violência dentro de casa impacta o indivíduo.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM


Compartilhar