Refettorio Gastromotiva completa 7 anos com curta documental

Compartilhar

Criado em 2016, na Rua da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva é um restaurante-escola que já atendeu mais de 200 mil pessoas em situação de insegurança alimentar; o lançamento do curta documental retrata a história da iniciativa ‘Cozinhas Solidárias’

Foto: Divulgação.

O restaurante-escola Refeittorio Gastromotiva completou 7 anos em ações voltadas a sustentabilidade, nutrição e o aos alimentos; o espaço une voluntários, alunos da ONG Gastromotiva e chefs renomados no preparo de refeições solidárias. O projeto foi pensado a partir do chef e empreendedor social David Hertz — fundador da ONG —, pensando no aproveitamento integral dos ingredientes para proporcionar alimentação adequada e digna.

Atualmente, uma equipe de 40 pessoas prepara e distribui 300 quentinhas por dia. Às quintas-feiras é servido um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, para 72 pessoas. Diante da escassez de recursos, a ONG está em busca de patrocínio para voltar a operar diariamente, como fazia antes da pandemia.

Além do refeitório, a Organização Gastromotiva realiza o projeto Cozinhas Solidárias, em resposta aos impactos socioeconômicos da COVID-19, o programa tem como objetivo atender diretamente a população através da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos. A produção de refeições é destinada para indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar.   

A Gastromotiva fornece os insumos, o apoio logístico, o treinamento para a montagem dos cardápios nutritivos e uma renda mensal para os cozinheiros, empreendedores e organizações que estão à frente das Cozinhas Solidárias. Além disso, o programa oferece uma Formação em Cozinha Social, curso voltado para a geração e negócios, projetos e iniciativas de impacto social nos territórios onde as Cozinhas Solidárias Gastromotiva estão implantadas. Atualmente estão funcionando em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e na Cidade do México. 

Durante o período do combate à Covid-19, a Gastromotiva apostou no projeto de cozinhas solidárias, documentado no curta “Food, funk e favela”, que ganha lançamento no aniversário do Refettorio. O filme capta a essência da Gastromotiva e das suas Cozinhas Solidárias, revelando como a comida pode ser usada para desencadear uma onda de solidariedade e impacto social positivo.

Para assistir ao curta, e na plataforma do Youtube.

A  Gastromotiva  é uma organização social fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz, que tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades usando a gastronomia como ferramenta para geração de renda e promoção de impacto social. Os cursos disponibilizados pela entidade contribuem para o alcance dos ODS 2, 5 e 8, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, o combate à fome e a agricultura sustentável, a igualdade de gênero e o crescimento econômico.

 


Compartilhar