Rede Comuá lança edital do Programa Saberes 2025 para financiar projetos de soluções climáticas

Editais
Compartilhar

O edital está aberto para pessoas físicas ligadas a comunidades que estão na linha de frente da luta contra as mudanças climáticas. 

Imagem; Adobe Stock

A Rede Comuá, uma organização que promove a cultura filantrópica no Brasilestá com inscrições abertas para receber propostas de projetos relacionados ao tema “Financiamento de Soluções Climáticas Locais” até o dia 24 de novembro.

Nessa edição, o edital deve disponibilizar um valor total de R$322.000,00, apoiando 7 projetos. A iniciativa é voltada para lideranças comunitárias, profissionais de organizações da sociedade civil e colaboradores das organizações membro da Rede Comuá.

As inscrições para o edital são feitas por meio de um formulário presente site da organização. Nesse espaço, os participantes também podem obter as informações completas sobre o programa.

O objetivo do Programa Saberes 2025 é demonstrar a potência de experiências e saberes comunitários, valorizando a identificação de práticas filantrópicas e arranjos colaborativos articulados. As propostas devem se relacionar com o tema “Financiamento de Soluções Climáticas Locais”, alinhadas com as comunidades, grupos, movimentos e redes da sociedade civil nas agendas de justiça climática e financiamento climático. 

Vale destacar que esse apoio está voltado apenas para pessoas físicas interessadas na produção de conhecimento sobre o financiamento de soluções climáticas locais e que o candidato deve residir no Brasil.

O edital selecionará sete participantes distribuindo um apoio R$46.000,00 para cada um.

Cada projeto deve ter duração de oito meses. 

Os valores doados devem ser destinados ao desenvolvimento das propostas apresentadas e/ou para o fortalecimento de habilidades dos participantes. Além disso, os recursos não podem ser atribuídos a uma única despesa.

Confira o cronograma de atividades do Programa Saberes 2025:

  • submissão das propostas: 24 de novembro;
  • avaliação das propostas: dezembro de 2024 e janeiro de 2025;
  • divulgação de resultados: 31 de janeiro de 2025;
  • dos contratos e ree da primeira parcela do recurso; fevereiro de 2025.

O trabalho de apoio a projetos de justiça climática e financiamento climático, promovido pelo Programa Saberes 2025, colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima), que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.


Compartilhar