Projetos desenvolvidos pela Fundação Sinhá Junqueira beneficiam 25% da população de quatro cidades no interior do Estado de São Paulo
Iniciativas visam à valorização da vida, à promoção do conhecimento e ao resgate da cidadania para todas as faixas etárias nos municípios de Aramina, Jeriquara, Guará e Igarapava, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A Fundação Sinhá Junqueira (FSJ), criada pela benemérita Senhora Dona Theolina (Sinhá) Junqueira, há sessenta e quatro anos, vem contribuindo para a melhoria da vida de uma significativa parcela dos moradores de cidades da região de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, por meio de música, artes marciais, atividades educacionais, esportivas e culturais, entre outros projetos. A instituição promove ainda cursos profissionalizantes e iniciativas voltadas às mulheres, mães, gestantes e pacientes com câncer.
A Fundação possui unidades nos municípios de Aramina, Guará, Igarapava e Jeriquara, desenvolvendo os seguintes projetos: Centros de Promoção Social, em Aramina, Guará e Jeriquara, o Centro de Inclusão Digital e o Centro de Formação Profissional – Núcleo Residencial, em Igarapava, e a Biblioteca Pública Cel. Quito Junqueira, em Aramina.
Em todos os Centros, os beneficiados podem realizar atividades de dança, um dos cursos com maior número de pessoas em toda a região, com cerca 450 alunos, a partir dos quatro anos. O kung fu vem em segundo lugar com mais de 300 atendimentos. A atividade é oferecida para crianças com idades a partir dos cinco anos e adolescentes. Além dessas atividades, o thai chi e coral também compõem o conjunto de ações da Fundação Sinhá Junqueira.
O atendimento à gestante com orientação às mães sobre pré-natal, saúde materna, alimentação e desenvolvimento do bebê é outra iniciativa da instituição. Há também o projeto Pacientes Oncológicos que oferece apoio psicológico e resgate da dignidade humana. Uma equipe de profissionais ajuda os pacientes e seus familiares a buscarem a melhoria da qualidade de vida. São mais de dez projetos e quase 1600 atendimentos anuais oferecidos pela Instituição.
Para as crianças de 6 a 10 anos, a Fundação desenvolve atividades para estimular o desenvolvimento intelectual, emocional e comportamental, através de técnicas artísticas, brincadeiras e dinâmicas de grupo. As mulheres a partir dos 20 anos têm um espaço para resgatar sua autoestima, com a exposição de temas específicos do universo feminino na atualidade. “Através da educação, do esporte e da cultura, queremos ajudar as famílias da região, muitas delas trabalhando nas lavouras, a garantir um futuro mais digno para suas crianças e jovens. Essa é a nossa missão”, explica a presidente Maria Luiza Rocco.
Para este ano de 2014, a Fundação, sob seu comando e com a colaboração de todos os profissionais engajados com a entidade, ampliou o projeto Dança em Guará. Com a participação de mais uma professora, oito novas turmas foram criadas. A capacidade do projeto Pacientes Oncológicos também foi ampliada para 50 pessoas. O projeto iniciou suas atividades em Jeriquara e já realizou dois encontros. Além disso, foi criado o “Coral”, o mais novo projeto da Instituição.
Além das iniciativas sob sua gestão, a Sinhá Junqueira presta auxílio financeiro a 11 entidades de assistência social e saúde, que atendem a mais de 670 crianças e idosos em Igarapava, Aramina e Barretos. A Instituição faz investimentos próprios e conta com a colaboração do Poder Público Municipal nas cidades onde atua. “São projetos inovadores, que contribuem de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de baixa renda”, ressalta a presidente Maria Luiza Rocco.
Para conhecer os projetos da Fundação Sinhá Junqueira, e:
http://www.sinhajunqueira.org.br/
.