Projeto da ONG Habitat para a Humanidade Brasil reformará casas em Parolin, Curitiba
Direitos Humanos
Parolin, bairro periférico próximo ao centro de Curitiba, frequentemente lembrado por notícias negativas, agora tem motivos para comemorar. O projeto de melhorias habitacionais da ONG Habitat para a Humanidade Brasil chegou à região para reformar 12 casas, transformando moradias em condições precárias em espaços mais seguros, saudáveis e dignos. A iniciativa é financiada pela Rede Transformar.
A previsão é de que as obras, que foram iniciadas no mês de novembro sejam concluídas até o final de fevereiro. Até o momento, já foram entregues três casas reformadas. Entre as principais mudanças que estão sendo promovidas nas moradias, estão a construção de banheiros, melhorias na cobertura da casa, reparações elétricas e tratamento de esgoto. “Fui escolhida para a reforma do meu banheiro, e, olha, o meu banheiro antigo estava complicado: estava afundando, molhado o tempo todo, cheio de buracos, e até rato entrava. Hoje tem cerâmica, vaso sanitário, chuveiro, pia, porta e janela. Nem acredito que está tudo tão lindo! Quero agradecer de coração a cada pessoa que fez isso acontecer. Sério, não tenho palavras para explicar o quanto isso significa pra mim”, disse Adriana Freitas, uma das beneficiadas pelo projeto.
“Parolin é uma comunidade em extrema vulnerabilidade social, boa parte das famílias trabalham com reciclagem e as casas em sua maioria são de madeira e apresentam um grau de precariedade alto, inclusive pela ausência de um banheiro em condições adequadas de uso. A entrada do projeto de Melhoria Habitacional nesse território é de extrema relevância, pois são famílias que estão recebendo melhorias em seus imóveis que irão deixá-los condições mais adequadas, principalmente com as reformas de banheiro, oferecendo, assim, mais dignidade aos beneficiados”, explicou Mabeli Navarro, coordenadora do Trabalho Social da Habitat Brasil.
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de o à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.