Projeto social leva arte e esporte para Fundação Casa, em Mongaguá

ONGs em Ação
Compartilhar

Em janeiro, o projeto Impulso Lírico realizou duas ações na Fundação Casa de Mongaguá, na Baixada Santista, combinando arte e cultura urbana para proporcionar autoestima, criatividade e regeneração sócio emocional entre os jovens em situação de vulnerabilidade

Imagem: Divulgação

O projeto Impulso Lírico leva música, poesia e skate a jovens da Fundação Casa em Mongaguá, no bairro Flórida Mirim. Com duas ações já realizadas no mês de janeiro, a iniciativa idealizada pelo músico, poeta e skatista, Vitor Sagaz, contará com diversas apresentações ao longo de 2025.

Combinando arte e cultura urbana para proporcionar autoestima, criatividade e regeneração sócio emocional entre os jovens em situação de vulnerabilidade, o Impulso Lírico realiza apresentações para explorar as expressões artísticas dos participantes, auxiliando-os a refletir sobre seus sentimentos. Fora isso, o projeto executa pesquisas socioemocionais a fim de identificar as necessidades dos jovens e elaborar estratégias eficazes de intervenção.

Até o momento, o Impulso Jovem executou duas ações na Fundação Casa, em Mongaguá. A primeira sessão, no dia 22 e 23 de janeiro, contou com 30 participantes. Eles estiveram durante 1h30 com Vitor Sagaz, que compartilhou sua história de vida e destacou a possibilidade de ressignificar traumas. No dia seguinte, os jovens realizaram atividades artísticas de desenho e escrita.

A segunda ação do projeto também já aconteceu em janeiro, no dia 31. Os menores que participaram da primeira sessão tiveram uma oficina de musicoterapia e escrita criativa, conduzida por Sagaz. Nessa atividade, a ideia era utilizar a arte para estimular o pensamento crítico e a expressão criativa, acentuando o impacto emocional e educativo nos jovens.

“Skate, música e poesia são ferramentas de transformação. Elas ensinam sobre persistência, determinação e liberdade, além de nutrir a vontade de criar e se desenvolver”, afirmou Vitor Sagaz, em nota à imprensa. Ele destacou que seu objetivo com o projeto é fazer com que os jovens saiam da Fundação Casa com um novo olhar sobre si e sobre a vida, com mais esperança e vontade de viver.

Ainda em 2025, o Impulso Lírico possui ações programadas na Fundação Casa para julho e setembro. Essa ultima, terá alusão ao Mês de Conscientização para a Prevenção ao Suicídio.

Sobre Vitor Sagaz

Com 38 anos dedicados ao skate, Vitor Sagaz é referência no esporte e na cultura urbana. Além de conquistar capas em revistas como Tribo Skate e Rio Skate Mag, ele comandou uma skate shop em Manaus por 17 anos, produziu conteúdo multimídia e participou do filme “O Magnata”, escrito pelo músico e skatista Chorão.

Na música, Sagaz lançou um EP com cinco faixas e acumula 13 músicas autorais, disponíveis nas principais plataformas digitais, além de nove videoclipes. Atualmente, ele utiliza sua trajetória de vida como base para inspirar jovens a superarem desafios e explorarem seu potencial criativo.


Compartilhar