Projeto Reciclarte promove ações de sustentabilidade em hospital infantil
Impacto das ONGsIniciativa cultural e educativa do Instituto Omama, o projeto “Reciclarte” une arte e sustentabilidade para promover a conscientização sobre o manejo de resíduos em um hospital público, impactando cerca de mil visitantes através de oficinas e exposições fotográficas.

O Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, está recebendo o projeto “Reciclarte” entre os dias 02 e 25 de outubro de 2024. A iniciativa é realizada pelo Instituto Omama e visa conscientizar sobre a sustentabilidade e a gestão de resíduos por meio de oficinas culturais e exposições fotográficas.
O projeto é voltado para a promoção de práticas sustentáveis em instituições de saúde, usando a arte como ferramenta de educação ambiental. Através de atividades interativas, como o jogo de tabuleiro “Reciclarte” e o “Mural da Reciclagem”, os participantes aprendem sobre o manejo correto dos resíduos, destacando os contaminantes. Além disso, a “Saída Fotográfica” incentiva os participantes a registrar imagens relacionadas à reciclagem no hospital.
Essas fotos serão parte de uma miniexposição que deve impactar cerca de mil visitantes, reforçando a importância da responsabilidade ambiental e do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12, que trata de consumo e produção sustentáveis.
A ação tem como objetivo promover a educação ambiental e também contribuir para um futuro mais consciente e sustentável.
O projeto, além de contribuir diretamente para o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis), também fortalece os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).
Sobre o Instituto Omama
Omama significa “tudo que gera vida na terra” e nasceu com o intuito de atuar em projetos com foco em preservação dos biomas brasileiros junto às suas populações, trabalhando com empreendedorismo sustentável e saúde de comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas.