Projeto realiza soltura de quase 5 mil filhotes de tracajás no Amazonas
Empresas do BemEntre os dias 07 e 08 de fevereiro, o projeto Pé de Pincha, com apoio da Instituto Claro e de comunidades do Amazonas, soltaram 4.922 mil filhotes dessa espécie de tartarugas de água no Rio Igapó-Açu

O Projeto Pé de Pincha e o Instituto Claro anunciaram a soltura de quase 5 mil tracajás na natureza, com apoio de comunidades do Amazonas. Esses animais representam uma das espécies de tartarugas de água doce mais comuns na região da Amazônia.
A soltura dos 4.922 mil filhotes de tracajás no Rio Igapó-Açu, entre os dias 07 e 08 de fevereiro, ocorreu graças à parceria de 10 anos entre o Instituto Claro o e Pé de Pincha, projeto o qual foca no estímulo à preservação ambiental da população de quelônios (cágados, tartarugas e jabutis) em comunidades ribeirinhas no Amazonas.
Com o propósito de proteger a espécie, o projeto consiste na transferência dos ovos de tracajás, recolhidos em áreas secas dos rios, para locais protegidos. Sendo assim, a soltura dos animais é realizada em épocas de cheia, em comunidades como a Nova Geração e São Sebastião, em Igapó-Açu.
Esses ovos são coletados por voluntários das comunidades ribeirinhas locais, os quais são orientados em palestras e treinamento sobre educação ambiental com especialistas da Universidade Federal do Amazonas, fora o apoio do Instituto Claro. Existente desde 2010, o projeto já devolveu mais de 70 mil filhotes à natureza, em comunidades situadas nos municípios de Borba, Careiro, Manicoré e Beruri, no estado do Amazonas.
O trabalho de preservação executado pelo Pé-de-Pincha, com o apoio do Instituto Claro, colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Principalmente com o ODS 15 (Vida Terrestre), que busca frear a perda de biodiversidade no planeta. Na meta 15.5, esse ODS propõe medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais e deter a perda de biodiversidade, além de proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
Instituto Claro
O Instituto Claro é responsável pelas ações de responsabilidade social corporativa da Claro, que aliam os serviços prestados a investimentos sociais para criar impactos relevantes em todo Brasil. A missão da organização é conectar pessoas para um futuro melhor por meio do investimento em projetos de educação e cidadania, que utilizam a tecnologia para o desenvolvimento humano, social e ambiental.