Projeto propõe construção colaborativa de planos de governo sobre saúde

Compartilhar

Projeto da empresa social Colabore com o Futuro propõe construção colaborativa de planos de governo sobre área da saúde para eleições de 2022. População pode opinar por meio de formulário online

Fundo Eleitoral e as eleições de 2022 / Projeto propõe construção colaborativa de planos de governo sobre saúde
Foto: Agência Brasil

Por Juliana Lima

A Colabore com o Futuro, uma empresa de mobilização social e advocacy, está lançando um projeto que propõe a construção colaborativa de planos de governo nas eleições de 2022 para a área da saúde.

Os planos de governo devem ser apresentados por cada candidato a presidente ou governador e servem justamente para mostrar para a sociedade as propostas de cada candidato nas áreas de istração. Para os eleitores, uma das formas de escolher em quem votar é avaliar essas propostas, mas o novo projeto propõe ir além e pedir que a população participe da construção dos planos.

Para isso, a empresa disponibiliza um formulário online em que o cidadão poderá enviar sugestões do que deve ser trabalhado pelos governos na área da saúde nos próximos anos. Os interessados podem dar a sua opinião de acordo com o que percebem de necessidade em seu município, estado ou no país.

O formulário contempla questões como estrutura do sistema, gestão e financiamento, planejamento, o, ciência e tecnologia, redes de atenção à saúde e outras etapas do processo que englobam o atendimento à população.

Depois, até julho deste ano, a empresa irá organizar cada uma das sugestões enviadas em um documento geral, que será entregue aos partidos e seus candidatos.

“Pretendemos desenvolver uma experiência inovadora, para estimular uma participação mais ativa na construção da política em nosso país. Também queremos mostrar aos políticos que conhecemos os processos e que os cidadãos estão atentos e de olho nas promessas de campanha”, diz Carolina Cohen, uma das fundadoras da Colabore com o Futuro.

O projeto, que recebeu o nome “Voto pela Saúde”, já está com o formulário disponível no site.


Compartilhar