Projeto ‘Fazendo a Diferença’ transformou áreas vazias em espaços de lazer e convivência
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento, com patrocínio da CTG Brasil, a 3ª edição do projeto “Fazendo a Diferença” transformou áreas vazias de cidades paulistas em espaços de lazer e convivência. 94% dos participantes da ação se disseram prontos para intervir positivamente no meio em que vivem e transmitir o aprendizado para outras pessoas

Por Iara de Andrade
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento, com patrocínio da CTG Brasil, a 3ª edição do projeto “Fazendo a Diferença” transformou áreas vazias das cidades de Ilha Solteira e Rosana, em São Paulo, em espaços de lazer a convivência.
A ação educativa que mobiliza a transforma ambientalmente, leva conhecimentos práticos e teóricos, através de oficinas virtuais e presenciais, sobre questões como uso e reuso de recursos, tratamento de resíduos e consumo consciente.
As oficinas teóricas reuniram 90 participantes nas duas cidades e as atividades práticas contaram com 63 pessoas. As ações eram abertas a qualquer interessado, mas o perfil dos participantes ficou concentrado em estudantes do ensino fundamental e médio.
Na cidade de Ilha Solteira foram realizados workshops sobre sistema de captação, armazenamento e uso de água da chuva, bioconstrução, jardins aromáticos, medicinais e sensoriais. No assentamento Porto Maria, em Rosana, aconteceram as oficinas de sistema de tratamento de águas residuais (água cinza) através de jardim filtrante e de bioconstrução.
Ao final, foi aplicada uma pesquisa de , que revelou resultados positivos: 94% dos participantes respondentes se disseram prontos para intervir positivamente no meio em que vivem e transmitir o aprendizado para outras pessoas.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento ambiental em diversas regiões do estado de São Paulo.
A partir da realização de ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, a fundação se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por uma Educação de Qualidade (ODS 4) e por um Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12).