Projeto capacita ouvidorias públicas para o enfrentamento do racismo

Direitos Humanos
Compartilhar

O programa do Ministério da Igualdade, em parceria com a Ouvidoria-Geral da União e a Tree Diversidade, cria um sistema de atendimento humanizado para aumentar o comprometido com a justiça social e o enfrentamento do racismo

Imagem: Adobe Stock

O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a consultoria, Tree Diversidade e a Ouvidoria-Geral da União, elaboraram uma capacitação nacional nas ouvidorias públicas, focado no enfrentamento do racismo. Essa medida visa transformar as ouvidorias em agentes ativos de promoção dos Direitos Humanos e Igualdade Racial.

No Brasil, a luta por justiça contra casos de racismo cresce a cada ano. De acordo com números divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça, os processos por racismo, injúria ou intolerância racial aumentaram mais de 2500% entre 2020 e 2023. Enquanto em 2020 houveram 150 processos, o ano de 2023 contou com quase 4 mil. Os números mostram a compreensão sobre este crime e a procura por justiça está se tornando mais evidente entre as vítimas.

Nesse cenário, a ideia do Ministério da Igualdade, da Ouvidoria-Geral da União e da Tree Diversidade em criar um sistema de antedimento humanizado é mais uma forma de gerar medidas de comprometido com a justiça social e luta antirracista. O projeto consiste na elaboração de uma metodologia de acolhimento e tratamento de casos de denúncias de violação de direitos humanos,  por ouvidorias públicas em todo território nacional, baseados em raça e cor. 

A partir desta iniciativa, o Ministério da Igualdade Racial e a Ouvidoria-Geral da União visam qualificar cerca de 300 profissionais de ouvidorias públicas. Assim, o programa deve ensinar estes trabalhadores a reconhecerem e acolherem as vítimas de racismo de modo mais sensível, além de capacitá-los para tratar as denúncias com mais eficiência. 

Este programa foi implementado com o auxílio da Tree Diversidade, uma das principais consultorias brasileiras especializadas em diversidade, equidade, inclusão e ESG. Ela possui 7 anos de experiência, tendo como missão trabalhar por organizações e pessoas mais diversas e inclusivas. 

O trabalho Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a consultoria, Tree Diversidade e a Ouvidoria-Geral da União, colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Principalmente com o ODS 10 (Redução das Desigualdades) que, na meta 10.2, visa empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.


Compartilhar