Programa de capacitação seleciona gestores de OSCs voltadas aos idosos
Realizada em parceria entre a Fundação Dom Cabral e o Instituto Phi, o programa Basis- Jornada de Capacitação para Gestores de Iniciativas Sociais, será gratuito e online. São 288 vagas para organizações que atuam com idosos com sede em Belo Horizonte; inscrições até 16/10

Por Redação
A Fundação Dom Cabral abriu as inscrições para a nova turma do programa gratuito BASIS – Jornada de Capacitação para Gestores de Iniciativas Sociais, voltada para gestores de organizações sociais, associação sem fins lucrativos, federação e fundação que atuem com idosos na região de Belo Horizonte, e lideranças com atuação em prol da pessoa idosa, tais como: grupos de convivência, iniciativas sociais, coletivos, conselhos, secretarias, conselheiros voluntários de organizações sociais na causa da terceira idade, defensores da causa, profissionais autônomos, cuidadores, entre outros.
As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de outubro por meio deste site; o Instituto Phi será responsável pela seleção de quem participará; existem 288 vagas disponíveis.
O programa busca dar ferramentas de gestão necessárias para os melhores resultados e sustentabilidade das organizações. Com o objetivo de capacitar gestores de organizações sociais de pequeno porte em gestão e governança, o BASIS busca contribuir para o fortalecimento das iniciativas.
O curso inclui workshops em sete temas-chave – estratégia, governança, pessoas, processos, mobilização de recursos, finanças e comunicação – com exposição de conteúdos e laboratórios de prática para construção das entregas.
A escolha da temática da terceira idade está relacionada com as consequências da pandemia que tornaram o cenário das instituições que atendem o público idoso ainda mais desafiador. As organizações da sociedade civil aram a lidar diariamente com os desafios que não se limitam à saúde dos beneficiários, que pertencem ao grupo mais vulnerável à Covid-19, mas também a todas as consequências advindas da crise, inclusive financeira.
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor.
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com mais 46 anos, que atua em três pilares: Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, ao apoiar e instruir gestores de OSCs, se alinha à educação de qualidade, ODS 4, e ao objetivo 8, ligado a trabalho decente e crescimento econômico.