Programa Saberes da Rede Comuá abre inscrições para 2024
Cultura de DoaçãoO Programa Saberes, realizado pela Rede Comuá, tem o objetivo de promover a produção de conhecimento na filantropia comunitária e justiça socioambiental; inscrições abertas até 30 de novembro

Por Redação
O Programa Saberes é destinado a líderes e profissionais atuantes na filantropia e sociedade civil brasileira que possuam propostas relacionadas à produção de conhecimento nas agendas da filantropia comunitária e justiça socioambiental. O Programa, alinhado à missão da Rede Comuá, busca promover a produção e compartilhamento de conteúdo, sistematizando práticas, reflexões e desenvolvendo estudos que impulsionem as agendas mencionadas nos ecossistemas filantrópicos brasileiro e internacional.
Para participar, os interessados devem atuar no Brasil, sendo excluídas propostas ligadas a atividades político-partidárias, religiosas exclusivas ou com fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro de 2023, via Formulário de Apresentação de Propostas disponível no site da Rede Comuá.
As inscrições são abertas a líderes comunitários, profissionais da sociedade civil e membros da Rede Comuá, com validação necessária para participantes das organizações membro. Estudantes, pesquisadores e formadores de opinião também são considerados. O Programa terá duração de até 8 meses, com doação total de R$ 322.000,00, destinados ao desenvolvimento das propostas e fortalecimento das habilidades dos participantes, abrangendo diversas despesas relacionadas aos projetos.
O Programa Saberes valoriza os saberes territoriais e de minorias políticas, buscando impulsionar as agendas da filantropia comunitária e justiça social no cenário filantrópico do país. Em 2024, apoia pesquisadores, estudantes e líderes comunitários, visando a produção de conhecimentos inovadores vinculados a essas agendas. O programa promove a atuação coletiva em diversas linhas, como cultura de doação, grantmaking, mobilização de recursos e inclusão na filantropia.
O Programa Saberes da Rede Comuá contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente alinhando-se com metas relacionadas à justiça social, desenvolvimento comunitário e o a direitos.