Programa Perspectiva discute a educação e o terceiro setor

Direitos Humanos
Compartilhar

A última edição do Perspectiva, sobre educação e o terceiro setor, recebeu Maria Regina Martins Cabral, fundadora e CEO do Instituto Formação, e Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade

Imagem: Canva

O o à educação representa um desafio social para a realidade brasileira. Apenas 54,5% da população com 25 anos ou mais concluiu integralmente o ensino básico, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Educação 2023, do IBGE. Nesse contexto, o programa Perspectiva da última terça-feira (25) debateu a educação e o terceiro setor no Brasil.

Para falar sobre esse assunto, o jornalista Joel Scala e a comunicadora Kika Saez, apresentadores do programa, receberam Maria Regina Martins Cabral, fundadora e CEO do Instituto Formação e Doutora em Educação pela USP. Ela falou sobre a falta de o à educação no país, comentando que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para alcançarmos as metas do Plano Nacional de Educação.

O Plano Nacional de Educação é um documento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República, cujo foco é definir metas, estratégias e diretrizes para a educação no Brasil. Ele estabelece um planejamento para um período de 10 anos, orientando a política educacional do país.

Além da CEO do Instituto Formação, o Perspectiva recebeu Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade. Entre os assuntos abordados, ela falou da importância de tratar os jovens como protagonistas.

“Muitas vezes, nós falamos sobre a educação que nós queremos para as novas gerações e pouco se ouve dessa juventude”- Marina Pechlivanis

Ao abordar a importância de ouvir os jovens, Marina comentou sobre o programa Gentileza e Generosidade, realizado em parceria com o Observatório do Terceiro Setor (OTS). A cada quinze dias, Marina convida uma jovem liderança ou empreendedor social para debater o papel do jovem na sociedade, mostrando “o poder dos jovens”, além de incentivar as práticas de gentileza e generosidade a partir do voluntariado e de iniciativas sociais transformadoras.

Durante o Perspectiva, os apresentadores divulgaram o resultado da enquete da semana, realizada no Instagram do OTS. Ao serem perguntados se estão satisfeitos com a qualidade de ensino no Brasil, 92% dos respondentes afirmaram que não, e somente 8% responderam que sim.

Além dos convidados, o Perspectiva recebeu dois colunistas. Nesta edição, Paulo Sabbag, doutor em istração, falou do uso da Inteligência Artificial no Terceiro Setor. Além dele, Alain Levi, fundador e CEO da Motivare, comentou sobre o Terceiro Setor e a responsabilidade social.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio deste site


Compartilhar