Programa + Iguais promove igualdade de gênero e raça pelo Brasil

Direitos Humanos
Compartilhar

O programa + Iguais, do Instituto Alziras e da FNP, busca transformar as políticas públicas no Brasil, promovendo a inclusão e o empoderamento de mulheres e meninas. Com um edital aberto até 20/08, o projeto também vai reconhecer boas práticas e expandir suas ações em 2025.

Foto: Instagram – FNP | Divulgação

O Instituto Alziras e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em parceria com a ONU Mulheres, diversos ministérios e instituições, lançam o programa + Iguais: Políticas de Gênero Transformando as Cidades. O projeto busca estimular e apoiar cidades brasileiras na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento de mulheres e meninas. A iniciativa também aborda questões de raça e etnia, sendo a primeira desse tipo no Brasil, com financiamento da Agência sa de Desenvolvimento (AFD).

O programa + Iguais oferece uma plataforma para o reconhecimento e a disseminação de boas práticas municipais e fomenta a criação de políticas públicas inclusivas e eficazes. Como primeira ação do programa, foi lançado um edital para que gestores e gestoras municipais inscrevam boas práticas em seus mandatos. As práticas selecionadas nas áreas de empreendedorismo feminino, justiça climática e políticas de cuidado serão publicadas na plataforma + Iguais em novembro, servindo como referência para outras cidades.

O edital Seleção de Boas Práticas + Iguais recebe inscrições até o dia 20/08 e está disponível aqui. Em 2025, o programa expandirá suas atividades com ciclos de formação e troca de experiências entre gestores, além da criação do Prêmio + Iguais, que reconhecerá os municípios que mais avançarem na igualdade de gênero e raça.

Marina Barros, diretora do Instituto Alziras, destaca a importância do programa: “O + Iguais existe para reverter as desigualdades reforçadas por políticas públicas mal formuladas, apoiando o desenvolvimento de lideranças municipais comprometidas com a equidade de gênero e raça.” O programa surge em um contexto de retomada das políticas para mulheres e meninas no Brasil, onde desafios como a sobrecarga de tarefas domésticas e o preconceito persistente afetam a autonomia e a participação das mulheres na vida pública.

Através de iniciativas práticas e formativas, o programa + Iguais contribui para os ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). 

Sobre o Instituto Alziras

Fundado em 2017, o Instituto Alziras é uma organização sem fins lucrativos que visa aumentar a presença de mulheres na política e na gestão pública. Inspirado pela trajetória de Alzira Soriano, primeira prefeita latino-americana, o instituto trabalha para promover a igualdade de gênero e melhorar a democracia, acreditando que a liderança feminina influencia tanto as políticas públicas quanto as aspirações das meninas.


Compartilhar