Programa Escrevendo o Futuro abre cursos gratuitos para educadores

Cursos
Compartilhar

Voltado para educadoras(es) do ensino fundamental e médio, os cursos estão com inscrições abertas e promovem leitura e escrita no contexto escolar 

educação
Foto: Adobe Stock

Por Laura Leite

O Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, acaba de lançar as novas turmas dos cursos “Nas tramas do texto” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”, voltados a educadoras(es) do Ensino Fundamental e Médio que desejam aprimorar seus conhecimentos em leitura e produção textual nas escolas.

Ambos são on-line, gratuitos e oferecem certificado ao término da formação. Para se inscrever, é necessário realizar um cadastro no Portal do Programa, disponível aqui.

Ao todo, são disponibilizadas 3.000 vagas para cada formação. Por ser on-line, a(o) cursista tem flexibilidade para assistir às aulas e fazer as atividades nos horários de sua preferência. A conclusão do curso pode ser realizada até 24 de novembro e só é possível fazer um curso por vez.

“Nas tramas do texto” será um curso que aborda questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritoras(es) e, principalmente, estudantes. 

Já o curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”, oferece reflexões teóricas e sugestões práticas para educadoras(es) que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola.

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. O Itaú Social é uma iniciativa do banco Itaú para desenvolver, implementar e compartilhar tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira.

O Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar.

Este projeto está em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo ele o ODS 3, ligada à Educação de Qualidade.

 

 


Compartilhar