Programa em inglês com jovens negros e indígenas busca mentores
VoluntariadoPrograma do Instituto Reciclar e Grupo +Unidos busca mentores para ajudar jovens negros e indígenas a desenvolver o inglês e as soft skills mais exigidas pelo mercado de trabalho. As inscrições para ser mentor vão até 10 de julho

Por Juliana Lima
O Instituto Reciclar, em parceria com o Grupo +Unidos, está promovendo o Programa de Mentoria do Access E2C, que consiste em um curso e uma trilha de mentoria em inglês voltada a jovens negros e indígenas a fim de que desenvolvam soft skills centradas no mercado de trabalho. Para isso, as organizações buscam, primeiro, mentores voluntários dispostos a ajudar esses jovens. As inscrições para exercer a atividade vão até o dia 10 de julho.
Ainda segundo as organizações, o objetivo é “contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades aderentes às necessidades do mundo do trabalho, atuando sobre as barreiras internas que impedem essa população de ar e ascender ao mercado profissional”.
Para ser um mentor é preciso possuir nível avançado de inglês, uma vez que as sessões e o material de e serão na língua inglesa. Além do material de e, os voluntários também receberão treinamento e o e das equipes de ambas as organizações.
Wellington Mendes é um jovem do Amapá que participou da edição 2021 do programa. Ele conta que estava há dois anos sem conseguir emprego, mas que graças à ajuda de seu mentor, hoje trabalha em uma multinacional, sem precisar deixar seu território natal.
“Participar do Programa de Mentoria ofertado pelo Grupo +Unidos e pelo Instituto Reciclar, através do Access E2C, foi uma das melhores coisas que aconteceu em minha vida. Ao longo das sessões, pude conhecer uma pessoa extraordinária (o meu mentor), que me ajudou a abrir os olhos para novas possibilidades, e por quem eu tenho uma enorme consideração e respeito”, diz o jovem.
Para a edição 2022 do programa, a ideia é beneficiar 260 jovens das cinco regiões do Brasil. Como todas as aulas e mentorias oferecidas serão totalmente online, os mentores poderão ser conectados com jovens de outras localidades, o que, segundo as organizações, proporciona uma experiência de desenvolvimento pessoal para ambos os lados.
As sessões do programa estão previstas para serem realizadas entre agosto e dezembro deste ano, totalizando 20 horas de voluntariado distribuídas ao longo dos meses.
Para fazer parte do processo que selecionará os mentores voluntários, clique aqui.