Pró-Sangue expande atendimento a doadores aos sábados, a partir de fevereiro

Cultura de Doação
Compartilhar

No dia 1 de fevereiro, a Fundação Pró-Sangue inicia atendimento aos sábados em dois postos, Dante Pazzanese (Zona Sul) e Mandaqui (Zona Norte). Segundo a fundação, sábado é um dia muito procurado pelos candidatos às doações sanguíneas

Imagem: Canva

A Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, anunciou que ampliará o atendimento aos doadores. A partir de fevereiro, será possível doar sangue aos sábados nos postos Dante Pazzanese (Zona Sul) e Mandaqui (Zona Norte). Com essa medida, o Pró-Sangue busca aprimorar a qualidade de atendimento aos doadores.

Em nota divulgada à imprensa, a Pró-Sangue destacou que o sábado é um dia muito procurado pelos candidatos às doações sanguíneas. Dos outros três postos de coleta da fundação, dois já atendem aos sábados, a unidade de Barueri e das Clínicas. O atendimento aos sábados de todos os postos acontecem das 8 às 16h00, exceto o Posto Dante, que atenderá das 8h às 13h.

A doação de sangue não é um hábito cultural do brasileiro. Segundo dados divulgados em 2022 pelo Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população doa sangue no Sistema Único de Saúde (SUS), representando 14 pessoas a cada mil habitantes. 

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que um país tenha um percentual de 1% a 3% de doadores sanguíneos. Apesar dos números brasileiros estarem dentro da recomendação, o sistema de saúde sofre constantemente com falta de estoque.

Em seu site, a Fundação Pró-Sangue divulga com frequência a situação dos estoques. Em atualização realizada na última quarta-feira (15/01), os dados revelados mostraram que os estoques estão em situação de alerta ou críticos para os tipos sanguíneos O+, O-, A-, AB- e B-.

Antes de realizar o agendamento para doação, por meio do site da Pró-Sangue, os candidatos devem verificar se contemplam os requisitos básicos. As principais exigências são: estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site) e pesar mais de 50 kg.

Sobre a Fundação Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a qual mantém estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica. Criada em 1984, a Pró-Sangue tem como principal missão fornecer sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos concordantes com a legislação vigente e com os padrões internacionais de qualidade.


Compartilhar