Presidente do Brasil diz que cumprirá os 17 ODS e se compromete com um 18º

Compartilhar

Entre vários assuntos abordados em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente prometeu que o Brasil implementará todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU até 2030, de maneira integrada e indivisível; também afirmou que o país, de forma voluntária, cumprirá um 18º ODS voltado para a igualdade racial.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva/Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU na ultima  terça feira (19/23). Entre vários assuntos abordados como fome, paz e sustentabilidade, o presidente prometeu que o Brasil implementará todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU até 2030, de maneira integrada e indivisível. Também fez críticas à Agenda 2030, que segundo o presidente, pela lentidão pode se tornar o maior fracasso.

“A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU voltada para o desenvolvimento – a Agenda 2030 – pode se transformar no seu maior fracasso.

Estamos na metade do período de implementação e ainda distantes das metas definidas.

A maior parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento.

O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiado.

Nesses sete anos que nos restam, a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles deveria se tornar o objetivo-síntese da Agenda 2030.

Reduzir as desigualdades dentro dos países requer incluir os pobres nos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais ao seu patrimônio”, disse o presidente.

Em seu discurso, Lula se comprometeu a implementar todos os 17 ODS e também disse que o Brasil de forma voluntária cumprirá um 18º objetivo que é a igualdade racial.

“No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu uma série de objetivos ambiciosos no ano de 2015 por meio de um “Pacto Global”, que envolve os seus 193 países membros. Ao todo, o projeto da ONU contempla 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em 2015, os 193 países que integram a ONU, incluindo o Brasil, reuniram-se para aprovar a Agenda 2030, um plano de ação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco na paz e na prosperidade. O compromisso universal é dividido em 17 ODS e 169 metas.

A Agenda 2030 e seus ODS substituíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram criados entre o final da década de 1990 e o ano 2000 como primeira tentativa de criar um plano global de desenvolvimento com ferramentas para ajudar os países mais pobres.

Os Objetivos do Milênio eram oito no total e tinham prazo “final” em 2015 e, por isso, desde 2012, os países já começaram a discutir e planejar uma nova agenda, com objetivos mais abrangentes e que pudessem ser mais participativos. A Agenda 2030 e os ODS são, portanto, uma responsabilidade de governos, empresas e pessoas.

No Brasil, para fiscalizar o andamento do país diante dos 17 Objetivos, foi criado o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030), uma coalização de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, fóruns, redes, universidades, fundações e federações brasileiras. Em 2021, o grupo publicou a última edição do Relatório Luz, no qual avaliou o andamento do país nas 169 metas da Agenda.

Segundo o documento, o Brasil era um dos países que mais se distanciaram do cumprimento da Agenda 2030 da ONU nos últimos anos. Foi identificado que 82,8% das políticas relacionadas estão em retrocesso, ameaçadas ou estagnadas no país, e nenhuma meta foi cumprida ainda. Conheça quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como está o Brasil diante do compromisso. Clique aqui e conheça os 17 ODS.

 

Fonte: g1

 

 


Compartilhar