Violência Urbana e Cultura de Paz

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Violência Urbana e Cultura de Paz
Loading
/

O número de homicídios anuais no Brasil chega a aproximadamente 45.503 casos, de acordo com dados revelados pelo IPEA. A alta criminalidade e a taxa de desigualdade social crescente dificultam a solidificação da cultura de paz no país. 

O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo – atrás  apenas dos países africanos, África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique –  segundo relatório divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), realizado em 2019.

O tema da violência urbana e cultura de paz é um desafio para diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o número 16 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à paz, justiça e instituições eficazes. 

Para refletir sobre a violência urbana e a cultura de paz, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (23/11), Luis Gustavo Nonato, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos; e Andrea Duque, membro do conselho gestor da Unipaz SP, Facilitadora do Programa A Arte de Viver em Paz.

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi do jornalista Joel Scala.

*

Foto: Freepik