Violência urbana

Nos anos de 2022 e 2023, o número de ataques em escolas no Brasil superou o total registrado nos 20 anos anteriores. Somente em São Paulo foram registradas 279 ameaças a escolas na semana em que um aluno de 13 anos matou sua professora, o que explicita o aumento da violência urbana no páis.
Ao menos 100 pessoas foram presas ou apreendidas por ameaçar ataques em escolas até o dia 13 de abril, de acordo com uma declaração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, dada em Florianópolis mais de uma semana depois do ataque a uma creche no Estado que deixou quatro crianças mortas.
Para conversar sobre violência urbana, convidamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, dia 20 de abril, a socióloga e pesquisadora Veridiana Campos.
Veridiana Campos é socióloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Violência da USP (NEV-USP) e integrante do projeto em Observatório de Direitos Humanos nas Escolas.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP. O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock