Violência Sexual Infantil

A violência sexual infantil ainda é um problema grave no Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, 60% dos casos de estupro registrados no país têm como vítimas crianças e adolescentes de até 13 anos. Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam que três crianças ou adolescentes sofrem abuso sexual a cada hora no país.
No dia 18 de maio, acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nessa mesma data, o Instituto Liberta lança oficialmente sua campanha “Agora Você Sabe”, uma eata virtual que convida pessoas adultas a romper o silêncio sobre os abusos e violências que sofreram quando crianças ou adolescentes, a fim de que essa seja a última geração que se cala diante disso. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o tema e levantar discussões sobre as formas de combater a violência sexual infantil no país.
Para conversar sobre Violência Sexual Infantil recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, dia 11 de maio, Luciana Temer, do Instituto Liberta; e Cynthia Betti, da ONG Plan International Brasil.
Luciana Temer é diretora presidente do Instituto Liberta, advogada e professora doutora em Direito pela PUC de São Paulo.
Cynthia Betti é diretora executiva da organização Plan International Brasil, formada em pedagogia pela USP e conselheira da organização Beabá.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o filme “Meu Pai” (2020); e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as ameaças à liberdade e aos direitos humanos em todo o mundo.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado