Violência policial

Dados do Monitor da Violência revelam que, durante a pandemia, mais de 5 mil pessoas foram mortas pelas polícias (militar e civil) no Brasil. Entre os casos em que havia registro de raça, 78% dos mortos eram negros. Em 2021, a violência policial ficou marcada pela operação na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, que deixou 28 mortos, tornando-se a operação mais letal na história do estado.
Para refletir sobre a violência policial na pandemia, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 03 de novembro, reprisamos o programa em que recebemos o pesquisador Adilson Paes de Souza e o sociólogo Sergio Adorno.
Adilson Paes De Souza é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. É tenente coronel aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Sergio Adorno é professor Titular em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP e Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP).
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre medo e angústia na pandemia, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o livro “Casta”, de Isabel Wilkerson.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado