Violência e saúde mental

Uma pesquisa realizada na região metropolitana de São Paulo no início de 2021, pelo Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, aponta que 8 em cada 10 jovens de 12 a 19 anos já viram ao menos uma situação violenta nas escolas. Episódios recentes de ataques em escolas no Brasil mobilizaram uma discussão sobre como a saúde mental pode ser um importante pilar no combate da violência escolar.
A inclusão de profissionais de psicologia e serviço social em escolas públicas de educação básica é obrigatória no Brasil, de acordo com uma Lei Federal de 2019. No entanto, apenas 6,5% das mais de 137 mil dessas escolas contam com psicólogos e somente 3,7% possuem assistentes sociais.
Para conversar sobre os limites da violência e saúde mental, convidamos no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 11 de maio, a psicóloga e psicanalista Nathalia Rodrigues.
Nathalia Rodrigues é psicóloga e psicanalista com experiência na rede do SUS de Belo Horizonte, e integrante do Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala e contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock