Vacinas e Medicina Preventiva

A medicina preventiva ajuda a eliminar os riscos de doenças através de técnicas e estratégias de prevenção, entre elas, a vacina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil, que já foi líder em cobertura vacinal em todas as faixas etárias, apresentou uma queda de 97% de cobertura vacinal em 2015 para 75% em 2020. Ainda segundo o Ministério, o orçamento para campanhas de vacinação caiu de R$ 77 milhões em 2018 para R$ 45 milhões em 2020. Dessa forma, doenças que antes eram consideradas erradicadas no país, como a poliomelite, voltam a assombrar a população.
Para conversar sobre Vacinas e Medicina Preventiva recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, dia 18 de maio, o médico Jorge Kalil; e o imunologista Gustavo Cabral.
Jorge Kalil é professor de Imunologia e diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Gustavo Cabral é imunologista e pesquisador que atua no desenvolvimento de vacinas.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre os sentidos da palavra “alienação” e como os brasileiros vivem essas diferentes formas; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as expectativas para as eleições de 2022 e as fake news.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: José Cruz/Agência Brasil