Trabalho escravo no Brasil

Em 2021, quase duas mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo no país, segundo o Ministério do Trabalho. Na última semana, uma operação envolvendo 50 equipes e inspeções em 22 estados mais o Distrito Federal, resgatou 337 pessoas do trabalho escravo. A operação está sendo considerada a maior do país.
O código penal brasileiro define como trabalho escravo contemporâneo as situações de trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e condições degradantes de trabalho. Só em 2021 foram 1.930 resgatados, o maior número desde 2013. Desses, 89% estavam no trabalho rural e 11% no urbano.
Para conversar sobre trabalho escravo no Brasil, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 03 de agosto, a socióloga Mércia Consolação Silva e o professor Flávio Batista.
Mércia Consolação Silva é socióloga e diretora executiva do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO).
Flávio Batista é professor do departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o cenário de desigualdade no país em meio à crise econômica e política no Brasil.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado