Suicídio

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 16 mil pessoas cometeram suicídio no Brasil. Neste mês, é realizada a campanha Setembro Amarelo, que busca prevenir o suicídio.
O índice de pessoas que tiraram a própria vida no país aumentou em quase 12% no último ano, é o que revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são preocupantes; o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Um estudo da Organização Pan-americana da Saúde mostra que o homicídio, o uso de álcool e outras substâncias estão associados ao aumento do suicídio entre homens. A desigualdade educacional foi o principal fator entre as mulheres. E para ambos os sexos, a principal causa é o desemprego. Quando se trata de solução para essa problemática, os números também chamam atenção: 8 em cada 10 pessoas diagnosticadas com ansiedade e depressão nas américas não têm o a tratamento. O dado é de um relatório divulgado em junho deste ano pela Organização Pan-americana de Saúde.
Para conversar sobre suicídio, convidamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 14 de setembro, a psicanalista Cristiane Nakagawa.
Cristiane Nakagawa é psicóloga social e psicanalista; mestra, doutora e pós-doutoranda pelo Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, e foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock