Saúde pública, coronavírus e dengue

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo vive uma pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Essa declaração coloca a infecção num patamar de contágio mundial.
Porém, uma doença que já é uma velha conhecida do brasileiro e continua matando muitas pessoas é a dengue. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados no último boletim epidemiológico, neste ano, o Brasil voltou à zona endêmica e dezenas de municípios em distintas regiões já declararam epidemia de dengue. Ao menos 181.670 casos foram notificados ao Ministério da Saúde no período de 29 de dezembro de 2019 até 15 de fevereiro de 2020.
Para debater sobre saúde pública, coronavírus e dengue, recebemos, no nosso programa de rádio da última terça-feira (17/03), Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisador de áreas como doenças respiratórias e saúde ambiental, e Gloria Brunetti, médica infectologista e paliativista no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
O Observatório na Brasil Atual é transmitido todas as terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. No programa desta semana, tivemos o quadro Falando em Cultura, que indicou a Libreflix, plataforma de streaming aberta e colaborativa que reúne produções audiovisuais independentes.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568. E os programas do Observatório contarão, ainda, com transmissão ao vivo no formato de live no Facebook, na página facebook.com/observatorio3setor.
A apresentação foi do jornalista Franklin Valverde.
*
Foto: Free To Use Sounds via Unsplash