Saúde infantil e educação

Segundo o Fundo das Nações Unidas para Infância, um em cada sete meninos e meninas, entre 10 e 19 anos, possui algum transtorno mental. Entre as causas do agravamento está a restrição do convívio escolar.
Um estudo desenvolvido por cientistas brasileiros e britânicos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), apontou que pelo menos dez a cada cem meninas fora da série escolar para a sua idade poderiam ter acompanhado a turma se transtornos mentais fossem prevenidos ou tratados.
A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à educação de qualidade
Para refletir sobre saúde infantil e educação, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (18/08), Irene Reis dos Santos, professora, especialista em neurociência e comportamento, inteligência emocional e saúde mental pela PUC, membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Gestão do Cuidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fundadora e presidente da Comunidade Reinventando a Educação (CORE); e Mauricio Hoffman, professor adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria (USFM) e pesquisador da Corte de Alto Risco para Transtornos Mentais do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD).
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: krakenimages/Unsplash