Retrospectiva 2022

O ano de 2022 foi marcado pela pandemia, por casos de violações de direitos humanos, problemas no combate às mudanças climáticas, discussões sobre saúde mental e aumento das desigualdades no pais. O Relatório Luz denominou o ano de 2022 como uma “vanguarda de retrocesso” no Brasil.
Os dados do levantamento indicam que nenhum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram alcançados ou tiveram um desempenho satisfatório no país. O Brasil voltou ao Mapa da Fome ao registrar 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e mais de 9 milhões de brasileiros estão desempregados.
Para falar sobre Retrospectiva 2022, recebemos no programa Perspectiva desta terça-feira (20/12), a bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do projeto “Visões De Mundo” da Rede Emancipa Sem Fronteiras, Thayná Almeida; e o psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e autor do livro “A Fome da Alma: Psicanálise, Drogas e Pulsão Na Modernidade”, Rodrigo Alencar.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.