Restauração Florestal

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil, a restauração de ecossistemas no país gerou 8,2 mil empregos diretos, sendo 48% contratados por organizações sem fins lucrativos e 37% por empresas privadas.
Além dos impactos econômicos, a restauração florestal ajuda na produtividade e aumento de renda. Em um documento que a ONU publicou sobre o Dia Mundial da Alimentação, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, há um pedido de contribuição do setor agrícola, para que sejam adotados métodos sustentáveis para aumentar a produtividade e a renda.
O tema da restauração florestal é um desafio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o número 15 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à vida terrestre.
Para refletir sobre a restauração ambiental, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (29/02), Dr. Pedro Krainovic, pesquisador pós doutorado da USP, vinculado ao Laboratório de ecologia e restauração e o de silvicultura da ESALQ e ao Instituto de Estudos avançados da USP; e Prof. Gerardo Kuntschik, coordenador do Curso de Gestão Ambiental na EACH USP (EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades).
O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi do jornalista Joel Scala.
*
Foto: Adobe Stock