Povos indígenas na pandemia

De acordo com dados da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), mais de 52 mil indígenas foram contaminados pela Covid-19. No total, 1.038 morreram, impactando 163 povos. Eles ainda precisam encarar uma vacinação lenta, as dificuldades para ar o sistema de saúde e o apagamento de sua existência.
Para refletir sobre os indígenas na pandemia, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 21 de abril, a jornalista Iami Gerbase e a historiadora Ivaneide Bandeira Cardozo, conhecida como Neidinha Surui.
Iami Gerbase é jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha há dois anos na defesa dos direitos dos povos indígenas e é especialista em ativismo nas redes sociais. É analista de comunicação e ativista da Survival International, o movimento global pelos povos indígenas.
Ivaneide Bandeira Cardozo é historiadora, indigenista e coordenadora de projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. Mestre e Doutoranda em Geografia, na linha de pesquisa Etnias e Populações Amazônicas, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre a sociedade brasileira, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o porte de armas.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Altemar Alcantara.Semcom via Fotos Públicas