Populações vulneráveis na pandemia

A pandemia de Covid-19 vem impactando, principalmente, as populações vulneráveis. Em meio às medidas de isolamento, mais de 220 mil pessoas vivem nas ruas do país sem o a recursos básicos; 6 mil famílias foram despejadas, enquanto mais de 10 milhões estão sem o regular à alimentação básica. Este cenário revela que, no mar da pandemia, muitos estão se afogando.
Para refletir sobre as populações vulneráveis na pandemia e o papel das periferias, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 23 de dezembro, o coordenador nacional do G10 das Favelas, Gilson Rodrigues, e o presidente da CUFA, Preto Zezé.
Gilson Rodrigues é presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e coordenador nacional do G10 das Favelas, bloco de líderes de comunidades Brasil afora. É considerado o prefeito de Paraisópolis.
Preto Zezé é presidente da Central Única das Favelas (CUFA) e autor de dois livros, ‘Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada’ e ‘Preto Zezé – Das Quadras para o mundo’.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre as reflexões de fim de ano e o papel dos sonhos, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os marcos do ano de 2020.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil