Pessoas em situação de rua

No Brasil, existem mais de 320 mil pessoas morando nas ruas, São Paulo lidera com 43% de toda população em situação de rua do país, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais conforme pesquisa do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Elas enfrentam desafios enormes, muitas vezes relacionados à falta de moradia, o limitado a serviços de saúde, alimentação adequada e apoio social. Essa realidade pode ser resultado de diversos fatores, como desemprego, problemas de saúde mental, dependência de substâncias, violência, ou dificuldades familiares. A conscientização da sociedade sobre a importância de tratar essas pessoas com respeito, compreensão, empatia e solidariedade é fundamental para ajudar a reduzir o impacto dessa situação.
Para falar sobre este assunto, nesta quinta-feira (15/05), Joel Scala conversa com Fraya Frehse, professora associada de sociologia da cidade, do espaço e da vida cotidiana no Departamento de Sociologia da USP, além de membra do Centro de Síntese “USP Cidades Globais” do Instituto de Estudos Avançados, também da USP. É autora de Ô da Rua: O Transeunte e o Advento da Modernidade em São Paulo e O Tempo das Ruas na São Paulo de Fins do Império, ambos publicados pela Edusp.
Olhar da Cidadania é um programa do Observatório do Terceiro Setor, apresentado pelo jornalista Joel Scala, contando com as colunas de Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP e, Paulo Artaxo professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.
Todas às quintas-feiras às 13:30h – Rádio USP.
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
Também é possível ar o programa completo no portal do Observatório do Terceiro Setor.